Essa série ainda vai nos matar do coração, e a cada episódio ela chega mais próximo do seu objetivo. Mas nessa segunda-feira o episódio voltou às raízes, trazendo bastante a relação de Alec Hardy e Ellie Miller, muitas informações novas a respeito do caso de Sandbrook e também do passado das advogadas de acusação (ou o equivalente no Brasil, a promotora do Ministério Público) e de defesa.
Começamos com a Ellie visitando o filho mais velho, Tom. Ele ainda não a perdoou pelo pai estar na cadeia e por isso não aceita voltar a morar com a mãe, o que deixa Ellie arrasada.
Continuando as investigações a respeito da noite que as meninas desapareceram em Sandbrook, Hardy e Ellie vão interrogar a madrinha de casamento que a mãe de Pippa acusou ter dormido com o seu ex-marido. A madrinha nega, mas diz que o pai da menina assassinada insistia para que ela bebesse do seu frasco particular, o que causa a suspeita de que ele queria drogá-la.
Aliás, parece que tudo era festa em Sandbrook, porque até o fim desse quinto episódio, já foi pelo menos insinuado que Claire dormiu com Hardy, que ela tinha um caso com o pai de Pippa e que não consegue resistir ao Lee, o que é engraçado, já que também descobrimos que Lee tinha alguma coisa com a mãe de Pippa. Parece que todo mundo simplesmente ficava com todo mundo nessa cidade.
Enquanto isso, no julgamento de Joe Miller, a acusação cai em cima de Susan Wright, e o depoimento dela perde qualquer credibilidade ao vir à tona todas as suas mentiras. Também descobrimos que existe muitas mágoas entre as duas advogadas, ao ponto de causar uma discussão no meio do tribunal.
Mas nem tudo é relacionado aos crimes nessa série. Nesse episódio, fomos privilegiados com a informação de que um parque de diversões se instalou bem atrás da casa de Hardy, com direito a carrinho de bate-bate e tudo. Ellie fica tirando o maior sarro dele (não é pra menos, ele que odeia água e diversão está morando entre o oceano e um lugar infestado de crianças) e até fala para Fred que eles tem que levar o Tio Alec lá. Claro, isso só vai acontecer se Hardy sobreviver até o fim da temporada, o que parece cada vez mais improvável, já que os ataques dele tem sido mais fortes e mais frequentes.
Ellie se jogou de cabeça nas investigações, revisando absolutamente todo o material que Hardy juntou ao longo de suas investigações pessoais. Ela chega até a ventilar uma nova hipótese, a de que Lisa tivesse matado Pippa por acidente e fugido depois. Enquanto ele teve um ataque que o deixou desacordado no chão (para logo depois simplesmente levantar e ir até a casa de Jocelyn pedir para que ela escrevesse seu testamento) ela passou basicamente a noite inteira acordada procurando algo que ele ainda não tivesse visto.
Procurou e achou: uma ligação entre uma empresa de negócios agrícolas, que os levam a algo que parece um açougue abandonado, com uma fornalha sinistra. Eu, hein? Hardy então questiona Ellie, se ela ainda acredita que Lisa está viva.