Sim, eu sei: a Galera Record acabou de lançar o próximo livro da série, Outro Dia, que basicamente traz a mesma história do ponto de vista da Rhiannon, que é a outra metade desse livro. Mas eu acabei de ler Todo Dia e esse livro é tão diferente de todos os Young Adult que eu já li que simplesmente preciso falar sobre ele.
Título Original: Every Day
Série: Every Day #1
Autor: David Levithan
Editora: Galera Record
Páginas: 322
Adicione: Skoob | Goodreads
Todo dia vai contar a história de A, que é um ser sem forma física definida, sem gênero, sem família… Explico: ele acorda todo dia num corpo diferente e vive um dia no corpo daquela pessoa. À meia-noite, ele é arrancado daquele corpo e acorda no dia seguinte em um corpo totalmente diferente. A única coisa em comum entre as pessoas que A ocupa o corpo por um dia é que elas são todas da mesma idade e não moram muito longe umas das outras.
A vive bem sua vida solitária, já criou alguns mecanismos para não atrair problemas e não se envolver co a vida da pessoa que ele está vivendo, até que ocupa o corpo de Justin por um dia e conhece sua namorada, a Rhiannon. E ao conhecê-la, acaba se apaixonando por ela. A partir daí, começa a sempre tentar voltar para ela, independentemente de que corpo está ocupando.
É uma história bem singular, uma ideia totalmente nova e criativa do autor que consegue, explorando todas as particularidades de A, colocar em discussão, por exemplo, o quanto o amor depende de uma rotina, depende de que a mesma pessoa esteja lá com você todos os dias. Já que A não tem nem ao menos um corpo para chamar de seu, como criar esse sentimento de permanência?
Outro ponto que é discutido durante o desenvolvimento do enredo é quanto o corpo pode controlar a mente. Alguns dos corpos ocupados por A são de usuário de drogas ou de pessoas que sofrem de depressão, e isso influencia e muito no que A efetivamente consegue fazer naquele dia. A maneira como A descreve como o corpo toma o controle em situações como essa abre a discussão: será que basta querer parar de usar drogas para parar ou a dependência química é mais forte que isso?
Gostei muito da diversidade de tipos de vidas pelas quais A passa, e por serem todos adolescentes da mesma idade vivendo numa mesma região, também conseguimos parar para refletir como a nossa história de vida faz quem nós somos. Além disso, vários tipos de sexualidade são explorados e é interessante ver todos os tipos de amor que nos são apresentados.
O interessante da Rhiannon, personagem pela qual A se apaixona, é observar como um ponto fixo na história de A acaba trazendo questionamentos sobre a sua existência e a maneira como vive. Com esse contraponto, é possível acompanhar todo o seu questionamento e todas as suas dúvidas.
Enfim, é realmente um livro único e uma leitura envolvente. Quero ler Outro Dia e conhecer melhor a Rhiannon e tudo o que ela estava passando durante a história. E já ouvi por aí que teremos um terceiro livro na série. Meus sentimentos em relação a isso são dúbios, já que apesar de estar curiosa para saber mais sobre A, ainda assim gostei muito da maneira como esse livro acaba.
Já leram esse livro? O que acharam?
Siga o blog nas redes sociais:
Eu sou doida para ler esse livro, tinha visto uma resenha em outro blog ha algum tempo mas esqueci o nome do livro hahaha Acredita? Ainda bem que você o resenhou 😀 Já anotei!!! Acho essa ideia muito interessante, vagar de um corpo a outro, sem ter verdadeira forma física, estou curiosa para conhecer o A 🙂
Eu achei a ideia muito diferente, valeu a leitura! Super recomendada!
Oie Mari =)
Sempre leio resenhas maravilhosas desse livro e até tenho ele em e-book aqui para ler, mas sempre acabo passando os livros físicos na frente rs…
Beijos;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
@mydearlibrary
Ane, tente ler, vale muito a pena!
Beijos
Eu não conhecia esse livro e já fiquei bem curiosa quanto a ele!
E, por mais que tenhamos um corpo, sempre rola essa mistura de sentimentos de “quem sou eu?” e a sensação de vazio. É interessante um livro que aborde isso de outra perspectiva!
É muito interessante a maneira que o autor aborda essas questões, algo realmente único. Eu gostei bastante!
Não conhecia esse livro, quer dizer, eu já tinha ouvido falar do nome dele, mas nunca pensei que a história fosse ser dessa maneira, então pode ter certeza que fiquei impressionada com o que li!
Pelo que percebi ele trás várias reflexões de “quem somos” e “como chegamos até aqui”, né? Gostei bastante e fiquei curiosa em saber mais sobre o A! 🙂
Um beijo! ♥
É um livro único, uma leitura apaixonante, dessas que a gente não sabe muito bem o que vai achar, mas acaba amando, sabe? Leia se puder, vale a pena!
Mari, esse super está na minha lista!
Sua resenha só contribuiu pra eu ficar com mais vontade de ler!
Beijos
Leia sim, acho que você vai gostar!
Beijos
Oi Mari, tudo bem?
A cada nova resenha desse livro, fico ainda mais curiosa quanto a ele. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas espero poder ler em breve, pois o enredo é bem diferente, e pelos elogios, imagino que a história seja maravilhosa.
Abraços,
Amanda Almeida
É um livro diferente de tudo que já li antes. Não chega a ser magia ou fantasia, mas tem um toque de sobrenatural muito singelo. Eu amei.
Que proposta interessante! Como assim viver em um corpo diferente por dia?
EU PRECISO LER !!!
Clay, é algo bem viajado, mas é muito interessante, a leitura é única!
Gente,
que loucura! Quehistória hilária! Baphooo esse livro! Quero ler rs
Oi, Isa! É meio loucura mesmo, hahahaha. Mas é interessante para abrir os horizontes, sabe? Gostei muito!
Beijos
Oi Mari, tudo bem?
Adorei a resenha!
A premissa desse livro é interessante e diferente de tudo que já li. Considero lê-lo um dia.
Beijos,
Priscilla
Infinitas Vidas
Acho que você ia gostar dessa leitura sim! Tente ler quando puder!
Beijos
Eu tinha me interessado por esse livro no passado mas acabei esquecendo. Não sabia que tava lançando a continuação (estou super por fora dos lançamentos). A sua resenha fez minha vontade renascer, especialmente quando falou que é diferente dos outros YA que leu – ando meio revoltada com o gênero! hauaauh.
Já estou caçando promos dele por aqui….
Acho que depois de um tempo, a gente se revolta mesmo, os YA começam a parecer todos iguais… Mas eu achei esse bem diferente, valeu a leitura!
Eu amo esse livro! Aliás, acho que eu gosto de qualquer coisa que David Levithan escreve (menos os livros de parceria com outros autores) e esse é o meu preferido dele. Estou ansiosa pela continuação e não vejo a hora de chegar aqui em casa. Acho que ainda essa semana chega e assim que chegar eu já quero pegar para ler.
Mas tô com um medinho da continuação, sabe? Geralmente eu não gosto da versão de um personagem sobre a mesma história mas espero gostar. E não sabia que tem um 3º livro. CHOCADA!
Beijos!
Eu li em algum lugar, mas não sei se é confirmado ou não isso do 3º livro. Não sei se quero também… Hahaha gostei do fim desse!
Esse livro é maravilhoso, né?! <3
Foi o primeiro do David Levithan que eu li e me fez amar sua escrita e querer ler absolutamente tudo que ele escreve.
A única coisa que não gostei muito foi o final e se tiver realmente um terceiro livro, vou ficar muito muito feliz!
Também quero ler o "Outro Dia". Apesar da Rhiannon não ser a minha personagem preferida, tenho muita curiosidade de ler o ponto de vista dela.
Ah, adorei sua resenha!
Beijos ♥
Eu vou e volto nesse ideia de um terceiro livro, às vezes eu quero muito, outras não, hahahaha.
Beijos
Resenha maravilhosa!! Li esse livro faz algum tempo e eu achei ele incrível, tanto as histórias como as reflexões inbutidas nele- impressionante como ele faz isso ser natural.