Lembro que comprei esse livro para conhecer o trabalho das autoras. Um Ano Inesquecível é dividido em quatro histórias, uma para cada estação. Cada uma delas foi escrita por uma autora nacional de livros young adult. São elas: Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças. Eu ainda não havia lido nada delas. Tenho na minha coleção os livros da Bruna e um da Paula, mas não deu tempo de ler. Achei uma boa ideia começar por Um Ano Inesquecível. Nesse post, falo um pouco sobre o que achei de cada uma das histórias.
Autoras: Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças
Editora: Gutenberg
Páginas: 397
Adicione: Skoob | Goodreads
Para comprar, clique:
Enquanto a Neve Cai – Paula Pimenta
O livro começa com a história que a Paula Pimenta escreveu para o inverno. A personagem principal, Mabel, está indo contra a sua vontade para uma viagem com a família para esquiar no Chile. Ela queria ir com as amigas para um acampamento, principalmente por causa de um garoto. Para resumir a história, esse garoto é um babaca e todas as amigas dela tentam convencê-la disso, mas a Mabel é uma iludida. Então, ela basicamente faz da viagem dos pais e do irmãozinho um inferno e se mete em um monte de perigos porque se recusa a ouvir o que os outros estão falando. Isso vai continuar até ela encontrar um outro menino na viagem.
Lendo essa história, me perguntei novamente se não estou velha demais para ler esse tipo de história. Será que eu fui uma adolescente tão egocêntrica assim? Eu achei a Mabel chata demais. Tudo o que ela fazia me irritava. Outro problema que tive com a história é que a Paula Pimenta infelizmente cai nas armadilhas do clichê da ex, vilã que quer porque quer roubar o menino da personagem principal. Não tenho mais paciência para isso.
O Som dos Sentimentos – Babi Dewet
A história de João Paulo e Anna Júlia é bem fofa e gostei da maneira como a música é utilizada aqui. Anna Júlia está se preparando para o vestibular e fazendo uma espécie de estágio num escritório de advocacia. No seu caminho, ela passa por João Paulo, estudante de música que canta na Paulista em troca de alguns trocados.
Não sei se em outros estados é muito diferente, mas achei bem estranho a história da Anna Júlia fazer um estágio específico ainda estando no colegial. Onde eu moro, os advogados só pegam estagiários estudantes de Direito. Fora isso, que achei meio irreal, gostei da maneira despretensiosa que a história é contada.
A Matemática das Flores – Bruna Vieira
Nessa história, Jasmine está no terceiro ano do ensino médio e quase reprovando em matemática. Sua mãe então conversa no colégio para que ela tenha aulas de reforço. Seu professor iria dar as aulas, mas acaba tendo que passar a incumbência para Davi, estudante de engenharia.
Novamente, vemos a figura da menina vilã, dessa vez movida por inveja, mas mesmo assim, um tipo de personagem que cansa. E por que ficar alimentando essa ideia de que tudo tem que ser uma competição entre mulheres? Não entendo.
Amor de Carnaval – Thalita Rebouças
Até aqui, eu estava achando todas as histórias muito parecidas. Mas Thalita Rebouças mudou o jogo aos 45 minutos do segundo tempo. A história de três amigas no Carnaval é bastante divertida. Tati quer ser famosa, Kaká quer casar com um príncipe e Inha quer esquecer o ex, que a trocou por outra.
A sorte das meninas começa a mudar quando o irmão da Tati começa a namorar com uma funkeira famosa. Por isso, as três conseguem ingressos para um camarote VIP no carnaval do Rio. É nessa noite muito maluca que elas conhecem pessoas que vão mudar suas vidas.
Eu realmente gostei bastante dessa última, que com suas reviravoltas me fez rir bastante. Aqui também existem os clichês, mas de uma forma mais leve, por isso não me importei tanto.
E por isso, foi um livro que eu gostei, mas não foi uma leitura que me deixou boquiaberta. Poderia ter sido muito melhor, mas vários problemas e o fato de as três primeiras histórias usarem basicamente a mesma estrutura, fez a leitura ficar um pouco cansativa.
Siga-me por aí:
Oi, tudo bem? Eu nunca li livros dessas autoras justamente por não achar muita afinidade nos pensamentos das mesmas. Mas achei esse livro lindo, a capa perfeita, só não gostei muito da história, pelo fato da intimidade mesmo, compatibilidade de pensamento. beijos
Sim, eu entendo.
Olá. Tenho esse livro mas ainda não li, gostei da resenha. Eu conheço as autoras e amo a Paula Pimenta. Ela usa bastante esse fato de menina tentando roubar menino da personagem principal então não tenho certeza se você iria gostar, mas pelo que me lembro o “fazendo meu filme” não tem muito disso não, quem sabe você não gosta? Beijos.
amorliterarioblog.blogspot.com.br/
Pois é, talvez não goste muito mesmo…
Olá! Adorei o jeito que você descreveu cada história. Eu gosto muito da Thalita Rebouças justamente por ter poucos clichês e mais humor. Também não entendo essa competição entre as mulheres nos livros, isso é tão passado. Zzzzz
sinopsedoslivrosjenni.blogspot.com
Pois é, também acho!
Young adult não é o tipo de livro que costumo ler. Mas para quem gosta, essa ideia de juntar 4 autoras pareceu-me muito boa. E a capa é linda!
Gostei da tua resenha.
Sim, é mesmo.
Sou louquinha para adquirir esse livro. Adoro a escrita da Thalita Rebouças em particular, quando mais nova amava ler os livros dela e gosto até hoje nunca me canso das engraçadas história da escritora! Adorei a resenha, beijos.
Eu não a conhecia, mas gostei bastante da escrita dela.
Nossa amei seu post. Gostei mais do RESUMO do livro som do sentimento, vou ver se encontro ele por aki na minha cidade.. bjs sucesso
É uma história do livro, não acha separado, ok?
Olá, tudo bem?
Não tive a oportunidade de ler nenhum livro dessas autoras, mas achei a capa desse livro muito fofa, sua resenha sobre a ultima historia me deixou curiosa para ler.
A capa é fofa mesmo!
Ola Mari, tudo bom?
Otimo post, viu? Muito boa análise das histórias. Vendo suas opiniões sobre cada um, cheguei a conclusão de que todos os 4 contos tem personagens chatos e que me irritariam demais! Não senti vontade de ler nenhum deles, infelizmente. Gosto muito das autoras, mas não é um livro pra mim. Gostei da sua sinceridade! Otimo blog, beijão, Yasmim.
Blog: http://literarte.blog.br
Hahahahaha, pois é, Yasmim, me irritou um pouco também!
hey, eu ja li dois livros da paula pimenta e realmente o que me fez desistir da continuar a serie foi esses cliches que a autora cai; tb acho que ja passei da idade para ler esse tipo de coisa (msm sendo jovem) eu so nao tenho mt paciencia para isso… do da babi, eu ja li um livro dela e apreciei a leitura; pela sua escrita, tb achei irreal o fato de a menina conseguir um estagio em advogacia sendo que ainda esta fzndo vestibular (eu que faço direito nao consigo pq ta dificil kkkk), talvez seja pq o… Ler mais
Então, não sei se em outros lugares é diferente. Eu fiz direito, trabalho direto com advogados e essa experiência de estagiários do ensino médio não é a minha realidade.
Que legal não sabia que elas tinham feito um livro juntos! Só li livros da Thalita Rebouças e adorei ela é muito descontraída na sua escrita.
aleituramagica.wordpress.com
Bem descontraída mesmo, não conhecia a escrita dela ainda.
Oi Mari, tudo bem? No início da sua resenha comecei a gostar da obra, me agradou o fato de cada conto ser em uma estação, mas ao longo fui ficando meio com o pé atrás. Realmente são muitos clichês e esse fato de colocar mulheres contra mulheres me incomoda muito. Gostei da sua resenha e me fez mudar um pouco a opinião sobre a obra. Agora não sei se daria uma chance hahahha Muito obrigada pela resenha tão sincera.
Beijos,
http://www.paginasincriveis.blogspot.com.br/
Pois é, Júlia, eu me incomodo quando essa situação acontece, sabe?
É um dos poucos livros que ainda não tenho da Bruna, fora as outras autoras que eu também amo! Amei a sinopse de cada conto! Quero muito esse livro, mas farta money!rsrs
Hahahaha se você gosta tanto da Bruna, vai gostar desse livro.
Olá, tudo bem?
Nossa que máximo não conhecia esse livro. Amo livro de contos e adoro a escrita da Tata e da Paula. só por elas eu já comprava. Amei a premissa e vou correndo conferir a sua dica. Preciso desse livro para ontem. beijos
Pois é, acho que para quem é fã das autoras, vale a pena.
Adorei as resenhas! Também tive a sensação que li ele tarde demais. Muita coisa já não fez sentido pra mim.
Eu não tinha parado pra pensar nas mulheres rivais, mas como tem isso nesse livro ne? Que horror.
Então… eu comecei a me incomodar com isso, sabe?
Ahh, eu adorei seu blog, é uma fofura só! Quanto ao livro, não é muito bem meu tipo de leitura mas eu adorei a ideia de ter 4 autoras em um só 🙂 parabéns pelo seu site! Beijos
Muito obrigada, fico muito feliz que tenha gostado!
Sempre vejo esse livro pelas redes sociais, até o momento só li algo da Bruna Vieira, que por sinal foi minha primeira leitura. To bem interessada nele e louca para conhecer mais sobre as escritas dessas autoras. Uma pena você não ter gostado tanto do livro.
Sim, eu queria ter gostado mais, sabe?
Oi flor, acho que eu tb não curtiria mt esse livro, pois assim como vc tb não tenho mais paciência pra essas coisas de ex querendo roubar o namorado de volta e afins… rs
Bjks!
http://www.mundinhodahanna.blogspot.com
Pois é, eu meio que perdi a vontade de ler por conta disso.
Não conheço esse livro, mas por ter Thalita Rebouças como uma das autores acho que daria uma chance, gosto do estilo dela. Clichês algumas vezes se torna inevitável, mas pela vilã que você descreveu ficou sem graça nesse contexto, também acho que está um tanto batido. Abraços
Eu achei o clichê das vilãs um pouco demais mesmo.
Também nunca li nenhuma coisa das autoras, mas fiquei curiosa para ler algum livro da Thalita Rebouças. Pelo que você falou, entre as autoras, ela é a que mais inovou. Amo o carnaval, então acho q n vou gostar Suas antigas obras também são bem famosinhas, mas acho q vou tentar ler pelo menos a parte da Thalita desse livro. Obrigada pela dica!!
Sim, ela inovou bastante.
Olá!!
Faz tempão que quero ler esse livro!
Conheço a escrita dessas autoras e acho incrível tudo que passam através de suas histórias <3
Em especial, quero muito ler o conto da Babi Dewet haha'
Esse livro tem um jeitinho tão fofo e singelo, minha estante necessita dela (e eu também! haha')
Beijo, beijos
relicariodehistoriasma.blogspot.com.br
Pois é, uma leitura rápida.
Adorei a resenha. Sou muito afim de ler esse livro pelo mesmo motivo que você: conhecer o trabalho das autoras! Qualquer dia eu dou uma chance e compro ^^
sorria sempre 🙂
http://www.malusilva.com.br
Sim, vale a pena para conhecer.
Olá, eu já li um livro da Paula Pimenta e alguns textos da Bruna Vieira, apesar de ter na estante um livro da Babi. Uma pena que essa rivalidade entre garotas esteja presente na obra. Mas que bom que, pelo menos, o conto da Thalita se salvou (achei a premissa dele bem interessante).
É uma boa leitura, mas tive esses problemas sim.
Oi Mari, tudo bem?
Ainda não li nada das autoras, mas tenho muito curiosidade para conhecer as escritas delas, pois sempre vejo muitas pessoas elogiando-as. Diferente de você, gosto dessa pegada mais juvenil e de certa forma clichê, então livros com esta temática sempre me encantam completamente. Uma pena que os 3 primeiros contos não tenham sido tão bons para você. Mas, mesmo assim, ainda quero ler esse livro! Adorei sua opinião!
Beijos!
Acho que você irá gostar mais do livro do que eu, então.
Parece um título interessante e é literatura nacional, né?? Só por isso, já merece um estímulo. Tenho acompanhado o desenvolvimento da Thalita de de longe. Faço votos de que seja um sucesso.
Sim. São quatro autoras nacionais.
Oi Mari, não conhecia nem o livro e nem as autoras, mas confesso que por sua resenha muito bem escrita alias, não me despertou a vontade de ler não rs
Como você disse, parece bem repetitivo e bastante clichê.
Beijos Flor
É um pouco mesmo.
ai também estou cansada dessas antagonistas invejosas e da competição constante entre mulheres nos livros. Além de ser previsível só alimenta um esteriótipo que não é verdadeiro!
Não curto muito livros nesse estilo, acho que minha impressão seria parecida com a sua…
bjs
http://www.ooutroladodaraposa.com.br
Pois é, alimenta essa ideia nociva de que mulher só pode ser competidora.
Eu tenho muita vontade de ler T.Rebouças já que tenho uma priminha (11 anos)apaixonada por ela.
Acho que talvez por ser uma leitura voltada ao público infanto juvenil não ficamos boquiabertas como vc mesmo disse.
Adorei saber sua opinião e conhecer este livro que ainda não tinha ouvido falar.
Bjs
Pois é, Marcia, talvez seja isso mesmo.
Eu também não curto nada esses velhos clichês, gosto de histórias que te surpreendem, do tipo que o personagem principal não fica com o seu par perfeito, que o ”vilão” não é aquele que tu imaginava, coisas diferentes..
Ainda bem que uma das partes se salvou né? hahaha
Adorei tua resenha! Bem sincera ♥
Pois é, ainda bem!
Oi, acho a capa desse livro muito linda, ele está na minha listinha de futuras leituras, gostei de ver sua opinião sobre os contos, e acho que agora irei aguardar mais um pouco, pois estou querendo outro tipo de leitura no momento, algo que seja mais empolgante. Bjs
Mas se quiser ler esse, acho que irá gostar.
Oi Mari, conheço o livro, mas não o li ainda. Livros de contos é mais ou menos isso né, acabamos gostando de uma ou outra história. Difícil aquele livro que nos encanta com todas.
Bjs, Rose.
Pois é, isso é verdade.
“Será que eu fui uma adolescente tão egocêntrica assim?” Eu sempre me pergunto isso, mas nunca consigo lembrar de exatamente como foi hahahaha
Achei interessante a temática do livro e adoro indicações de literatura brasileira.
Pois é, eu leio e me pergunto isso muito!
Se você está se achando velha demais para esse tipo de história, imagine eu, rsrsrsrs. Gostei muito da sua opinião sobre cada história e da sua sinceridade! Eu não tive a oportunidade de conhecer a escrita das autoras citadas.
Bjos,
http://contosdacabana.blogspot.com.br/
Pois é… Eu sempre gostei de ler histórias adolescentes, mas às vezes já passei da idade, hahahaha.
Oi, tudo bem? Que pena que não gostou tanto da leitura. Eu tenho muita vontade de ler, porque amo os livros da Paula Pimenta e da Babi Dewet, mesmo já tendo passado muito da idade haha. Sobre a questão de você ter achado meio irreal o conto da Babi, na verdade, tem sim empresas que oferecem estágios para alunos de ensino médio ou oportunidades como menor aprendiz. Então, não é tão irreal assim. Das autoras do livro, a única que não curto muito foi justamente a que você mais gostou. Não tenho a menor paciência com a escrita da Talitha… Ler mais
Menor aprendiz eu até acho que exista, mas num escritório de advocacia é muito difícil, ainda mais pelas atividades que ela exercia lá dentro. Eu fiz direito, por isso conheço um pouco melhor como funciona, e por isso achei meio irreal.
hun, apesar de já ter ouvido falar das quatro autoras, nao senti vontade de ler, ainda mais por nao curtir o gênero YA… sem contar essa questão de ficar uma obra meio repetitiva… bem, não rola…
bjs…
Pois é, é um problema nesse livro sim.
Oii, tudo bem?
Ainda não tinha ouvido falar dessa obra, mas já conhecia as autoras. Ainda não li nada delas e imaginava que esse livro seria um boa pedida para conhece-las, mas seus comentários me fazem achar que eu não curtiria muito. A disputa entre elas me deixa bem desanimada e o fato delas terem usado basicamente a mesma estrutura é realmente cansativo.
Por enquanto vou passar a dica
Pois é, Paula, foi assim que me senti.
Olá!
Gostei da sua resenha! A capa do livro é lindo, mas não é uma leitura que me agrada muito, gosto da Thalita, mas não são todas as histórias. E essa história A Matemática das Flores, porque enfatizar competição entre mulheres? Não entendo…
Beijos
https://aventureirasliterarias.wordpress.com/
Infelizmente, muitas histórias adolescentes ainda alimentam essa ideia…
Olá, tudo bem? Exatamente por esses motivos citados, que infelizmente não dou chances para algumas escritoras juvenis. Para achar a história boba prefiro nem começar. E isso de vilã de fato cansa mesmo. Thalita acho que é a única que consegue fazer isso de modo atemporal. Gostei da sua opinião sincera. Ótima resenha!
Beijos,
diariasleituras.blogspot.com.br
Realmente, gostei bastante do conto da Thalita, foi o melhor na minha opinião.
Olá, tudo bem? Quando esse livro saiu, fiquei bem curiosa para l~e-lo, sabe! Eu gosto muito das três autoras (não muito da Paula Pimenta, porque já tentei ler, mas vi que os livros dela não são mais pra minha idade hehe). Da Bruna e da Babi não li nada, mas adoro as duas, acho elas super fofas e conheci a Babi em uma bienal do Rio. Já a Thalita, que maravilhosa! Não interessa o que ela escreva nem a idade do público alvo dela, eu sou a maior fã! Acho ela querida e divertidíssima! Espero poder ler esse livro ainda,… Ler mais
Realmente, para mim, o conto da Thalita foi o mais interessante.
Olá, eu tenho alguns livros da Paula Pimenta e da Thalita Rebouças, as outras autoras só conheço de nome. Até gosto das autoras, mas às vezes acho que falta um pouco de “sal” nas histórias, se é que me entende. Amei a capa, achei uma fofura, gostei da resenha e indicação.
http://missdiva.com.br/
Sim, eu entendo o que você quis dizer.
Oi Mari, tudo bem? Esse livro é tão amorzinho. Primeiro por ter sido feito por autoras que gosto demais que são a Bruna Vieira e a Paula Pimenta. Acompanho o trabalho delas desde o início e a cada trabalho fico encantada com tanto carinho que elas dispensam ao escrever. Uma pena você não ter gostado muito da estrutura do livro, quem sabe o próximo te surpreenda. Beijos, Érika =^.^=
Sim, pode ser. Esse realmente não foi um livro que me agradou muito.
Eu ADOOOORO a Bruna Vieira e a Thalita. As duas são uns amores. Não sabia que tinha publicado um livro juntas, já estou curiosa pra ler
Publicaram sim, se você gosta das duas vai curtir esse livro.
Hey!
Não sou muito fãs das escritoras, e o pouco que conheço delas sei que são diferentes na escrita, sem conexão, então fiquei em dúvida sobre ler a obra ou não. Mas a capa me atraiu, sim eu conto a capa, mas suas impressões me mostraram que a leitura não seria do meu agrado mesmo.
Bjos.
É, a capa é bem bonitinha, né?
Oi! Realmente é meio maçante quando as histórias seguem sempre o mesmo padrão, com um ritmo clichê e não apresentam nada de novo. Li só um livro da Paula Pimenta, então não posso argumentar se ela vai sempre pelo enredo previsível, mas nesse que li lembro de ter gostado bastante da escrita dela. E a Thalita é mesmo hilária. Adoro os livros dela e sempre me pego rindo sozinha durante as leituras rsrs As outras duas autoras não conheço, mas tinha visto esse livro faz um tempinho e despertou meu interesse. Vou anotar a dica. Parece o tipo de leitura… Ler mais
Eu achei interessante para conhecer a escrita das autoras.
Esse livro é muito fofo.
Li dois dos contos, porque contos acabo lendo aos poucos mesmo e intercalando com outro leitura. Mas os que li amei.
Adorei a resenha.
Beijos
Que bom que gostou!
Olá, confesso que nunca li nada de nenhuma das autoras, apesar de conhecê-las de nome.
Amei a capa, os títulos e as premissas, achei todas fofinhas, apesar de não ser meu gênero. Mas gostaria de conhecer a escrita dessas meninas. Bjs
Sim, esse livro é bom para conhecer a escrita de cada uma.
Já tinha ouvido falar bem do livro, pena que pra você não funcionou tão bem assim, mas tem tipos de histórias que não são pra gente mesmo, também já me cansei de algumas coisas.
Sim, acho que foi esse o problema aqui, sabe?
Eu achei esse livro bem fofinho, e eu amo a escrita da Babi, ela é uma maravilhosa. Mas confesso que eu não sou a maior leitora de contos, então não seria um livro que eu colocaria na estante.
Eu esperava mais do livro, para ser sincera…
Ahh! Esse livro é uma fofura, todos os contos são jovens e particularmente eu curti muito todas as leituras. Mas, meu favorito é O Som dos Sentimentos – Babi Dewet, achei romântico e muito bem construído, os outros também são lindos só que esse me tocou mais! João Paulo e Anna Júlia são inesquecíveis!Bjs
Eu gostei do conto da Babi, também.
Já tinha ouvido falar e não me interessou muito, mesmo eu sendo muito fã da Bruna.
Olha, realmente, o conto que achei que vale a pena é o da Thalita, mas claro, isso é gosto meu.
Oie
poxa, eu fui no lançamento do livro e peguei autografo de todas as autores mas ainda não li por falta de tempo, quero muito e espero conseguir ainda esse ano pois tenho muita curiosidade
beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Leia sim, é uma leitura leve.