02
04
2024

Autores Não Devem Ler As Resenhas de Seus Próprios Livros

Eu vou começar o mês de abril com uma polêmica. Se você é do meio literário na internet, pode ter acompanhado a notícia do que uma autora nacional fez há algumas semanas. Basicamente, ela não ficou feliz com a resenha que uma de suas leitoras postou sobre seu livro e instigou um grupo de suas fãs para mandar mensagens desagradáveis para essa menina. Triste, mas verdadeiro. Foi um ponto baixo na literatura nacional contemporânea. Por isso, eu digo que autores não devem ler as resenhas de seus próprios livros.

Sobre a Polêmica em Si

Eu não vou entrar em detalhes aqui, nem vou mencionar nomes, mas se você der uma procurada na internet, logo vai achar as respostas. Eu fiquei sabendo quando estava acontecendo, pois a autora em questão escreve romances hot, e inclusive eu já tinha lido um livro dela. Já a resenha era muito educada, levantava bons motivos e era uma avaliação de quatro estrelas sobre a leitura. Só por isso você já deve imaginar que nem se esforçando muito dá para defender a autora em questão.

Autores Não Devem Ler As Resenhas de Seus Próprios Livros

Porém, eu irei mais longe ainda e vou levantar uma polêmica: o autor não tem que ir atrás de ler as avaliações de seus livros na internet. Nenhuma? Nenhuma. E eu sei que muitos autores discordam de mim quando eu digo isso, por vários motivos, mas aqui eu vou tentar explicar meu ponto de vista.

Espaço dos Leitores

O primeiro motivo é que o espaço das avaliações, seja na Amazon, no Skoob ou em qualquer outra plataforma, é um espaço para os leitores. Eles são os consumidores do produto que o autor colocou à venda, ou seja, o livro. E quando um leitor avalia ele não está avaliando para o autor mas sim para outros leitores. Ele está explicando o que sentiu ou como vivenciou a leitura para ajudar outros leitores que possam estar decidindo se aquele livro é bom ou não. Essa comunicação é entre leitores e não é um convite ao diálogo com o autor.

E quando você tem um autor respondendo uma avaliação, ele não está respondendo uma pergunta que o leitor fez para ele. O autor está defendendo o seu trabalho e essa não é a função nem o local correto para isso.

Mas Como o Autor Vai Saber Onde Melhorar?

Mas aí você pode estar se perguntando: poxa, mas se o autor não ler as avaliações, como ele vai saber o que melhorar? E aí eu vou jogar uma verdade para você: uma avaliação de um livro já publicado não tem o dever de melhorar a escrita de ninguém. Não é pra isso que ela foi escrita. A única responsabilidade que a avaliação de um livro deve ter é ser honesta quanto às opiniões de quem as escreve.

Quando alguém faz uma leitura beta, uma leitura crítica, essa é feita antes da publicação. Depois que o livro já foi publicado, não tem mais como melhorar. Não adianta mais. Mesmo se o autor quiser conhecer as opiniões de quem leu seu livro para eventualmente melhorar num próximo, não é lendo resenhas de quem ele nem conhece que vai ajudá-lo. É complicado, mas é a verdade.

Um Lugar Seguro Para Se Expressar

E existe um outro problema: o local onde o leitor escreve e publica as avaliações deve ser um local seguro para ele. Afinal, como se expressar com honestidade quando ele está com medo de represálias? Porque foi isso que aconteceu no caso que começou essa discussão. Houve uma invasão pela autora de um espaço que não é dela. E com isso criou-se uma situação horrível.

Eu entendo. Apesar de nunca ter publicado um livro, eu acho que se fosse autora ia ter curiosidade também. Mas a verdade é que quando analiso a situação, um autor que lê resenhas de seus próprios livros não traz vantagem para ninguém. Pelo contrário, muitas vezes limites são ultrapassados. E pessoas podem sair magoadas.

Respeito Acima de Tudo

Eu realmente espero que a gente consiga respeitar os espaços uns dos outros. Autores, seus livros nunca vão agradar a todos. Leitores, vocês não escrevem as suas avaliações para o autor do livro, vocês escrevem para outros leitores que possam estar interessados. Vamos respeitar o trabalho e a função de cada um. Por isso, autores não devem ler as resenhas de seus próprios livros.

Ah, e se você, autor, ler uma resenha negativa de seu livro, ao invés de sair perseguindo ou tentando mudar a opinião de quem escreveu, que tal pensar que muitas vezes a avaliação negativa intriga mais leitores do que uma positiva? Sempre existe essa possibilidade.

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments