06
04
2024

Brush Lettering: O Que Eu Queria Ter Sabido Quando Comecei

Você já ouviu falar em brush lettering? Ele aparece bastante nos resumos que os perfis no instagram postam. Esses títulos em letra cursiva que são todo elegantes estão cada vez mais famosos. E por isso pode ser que você tenha vontade de aprender para deixar seu caderno mais bonito. Pelo menos, foi assim que aconteceu comigo. Mas conforme fui aprendendo e treinando, descobri várias informações que gostaria de ter sabido desde o começo e que não são tão facilmente encontradas. Por essa razão decidi escrever esse post. Então aqui vai o que eu queria ter sabido quando comecei a aprender brush lettering.

Só lembrando que não sou de maneira alguma profissional e ainda estou aprendendo.

Brush Lettering

Tecnicamente, o termo brush lettering é errado. Isso porque o que normalmente chamamos de brush lettering tecnicamente seria caligrafia com a caneta de ponta pincel, a chamada brush pen. Lettering é a técnica de se desenhar as letras, enquanto caligrafia é o ato de escrever as palavras. Quando fazemos brush lettering na verdade estamos apenas escrevendo as palavras utilizando a caneta de ponta pincel.

Por outro lado, existe o fake lettering que seria desenhar as letras e deixar os traços para baixo mais grossos, preenchendo-os depois. Esse fake lettering não é portanto falso, podendo sim ser chamado tecnicamente de lettering.

Mas como todo mundo usa o termo brush lettering, nesse post vou usar esse termo mesmo.

Treine Muito

Eu não sou uma pessoa que gosta de treinar. Pelo contrário, se tem algo que me irrita é ter que fazer tarefa para qualquer aula que eu faça. Sei que é uma maneira de fixar o conteúdo, mas sinceramente, não suporto fazer exercícios.

Entretanto, para aprender a mexer com a brush pen, é necessário praticar muito. Existem muitas apostilas de graça na internet para que você aprenda a fazer os principais movimentos utilizados na forma de escrever com a sua brush. E não tem jeito: é a repetição que vai fazer você ganhar memória muscular.

Comece Com Uma Brush Pen Barata

Para começar a treinar, começar com um instrumento de escrita barato é fundamental. Isso porque a ponta da brush pen estraga com facilidade, e quando você não tem a prática, ela estraga muito mais rápido. Então, não gaste muito logo de cara. Conforme você for pegando o jeito, aí sim, vá atrás das cores e modelos que mais te interessam.

Aliás, existem várias marcas e preços de brush pen no Brasil. Não precisa comprar importada não, pelo menos não no começo.

Eu sempre preferi brush pen com a ponta mais firme e mais curta, porque elas são mais fáceis de controlar na questão da pressão. Uma brush pen muito flexível exige muito mais controle, já que qualquer alteração na pressão vai alterar o traço. Mas pode ser que você se adapte melhor com outro tipo de brush pen.

Brush pens que me ajudaram muito no começo: Ginza Nano (não a brush tradicional da Newpen Ginza) e Pentel Brush Sign Pen.

Cada Um Tem Seu Estilo

No início, eu queria que a minha caligrafia fosse a mesma de todas as meninas que eu via fazer na internet. E isso é algo impossível, porque o que eu não percebia é que cada uma delas tinha uma letra diferente. A minha caligrafia sempre vai ser mais vertical, eu simplesmente não sei fazer ela inclinada. E tá tudo bem.

Acho que é mais ou menos que eu queria ter sabido quando comecei. Eu gosto muito de como meu brush lettering está agora, mas às vezes tento algo novo para deixar as coisas mais interessantes. E eu sempre prefiro me divertir fazendo. É um hobby para mim e vou tratar sempre assim.

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments