Como eu avalio minhas leituras é uma dúvida que eu já tive que responder para mim mesma. Afinal, a maioria das plataformas literárias oferecem a opção de avaliar com 1 a 5 estrelas. Em alguns casos, é possível dar .5 estrela, mas isso não é regra. E para avaliar em plataformas como a Amazon, dar a sua nota para a leitura nessa métrica é obrigatório. Não só isso, mas vira uma guerra entre autores e leitores porque isso pode influenciar e muito no quanto o livro é recomendado para novos leitores. E como eu já tenho anos e anos de resenhas literárias na internet, achei que é uma boa ideia compartilhar como eu faço. Talvez porque daí você pode se inspirar ou então porque você resolve fazer diferente. Já vi muitos métodos, alguns bem técnicos, mas eu não faço assim.
Primeira coisa que você deve saber sobre mim: eu leio muito levada pelo meu humor. Ter uma lista TBR para seguir não é meu estilo. Eu nunca consigo seguir uma lista porque sempre acabo descobrindo algum outro livro que acho mais interessante. Por isso, como vocês podem adivinhar, eu também não avalio meus livros de forma fria. Não que eu não leve em consideração o que o livro é na sua essência, é só que o que mais me importa é como eu me senti lendo. Basicamente, é assim que eu avalio minhas leituras.
Falando da Parte Física do Livro
Claro que para eu me sentir bem lendo e consequentemente dar uma nota alta, como 4 ou 5 estrelas, o livro tem que ser bom. Não acho que tem que ser perfeito, mas uma boa diagramação, revisão de ortografia e gramática faz diferença sim. E apesar de entender que muitos autores que se autopublicam na Amazon por exemplo não tem dinheiro para investir, ainda assim o mínimo ajuda muito. Então, se você quer publicar seu livro e não tem dinheiro para investir nesses tipos de serviço, passe seu texto num programa que verifique a ortografia. Peça para uma amiga ou para a sua mãe, por exemplo, pra dar uma lida antes, dar uma corrigida. Quando eu leio um livro autopublicado eu não cobro a perfeição, porém o livro deve ter o mínimo para ser agradável para ler. E sim, aparência também conta (e muito) quando falamos em livros.
O Que Eu Levo Em Consideração Na Hora de Avaliar
Mas no fim, o que mais vai pesar na minha avaliação é o conteúdo do livro que estou lendo. Quando avalio minhas leituras, observo sempre se a história fez sentido. O que quero dizer com isso é que preciso entender o que leva o personagem a agir daquela maneira. Se o personagem me irrita por tomar atitudes estranhas, ou se eu lendo estou xingando ele de burro, sim, vou avaliar com menos estrelas. Quando leio algo que parece acontecer simplesmente para a história ir pra um certo rumo, de forma que não pareça natural, fico irritada e diminuo o número de estrelas.
Também me irrito com histórias paradas demais. Você já leu algum livro em que parece que nada acontece por páginas e mais páginas? Também considero um problema exagero de descrições. Sim, eu gosto de saber um pouco sobre o ambiente em que o personagem está, mas não preciso saber detalhes. Eu também já li livros que poderiam ter capítulos inteiros cortados, pois não agregavam nada à história. Discussões que não levam a lugar alguém só fazem que eu sinta que meu tempo foi perdido.
O Que Significam As Estrelas Para Mim
Agora, em relação às estrelas propriamente ditas, no meu caso, é basicamente isso que significam:
⭐️ – Esse livro é muito ruim e eu acredito que ninguém deva ler, pois não há nada a ser aproveitado na leitura. É uma avaliação que eu dou irritada, mesmo. Não perca seu tempo.
⭐️⭐️ – Esse livro é ruim e eu não leria de novo, porém talvez alguém consiga tirar algo de bom dele. Não recomendo a leitura, mas se te interessar, vá em frente. Mas eu avisei.
⭐️⭐️⭐️ – Esse é um bom livro, mas de uma maneira mediana. Ele é o típico “não fede nem cheira”. Eu vou esquecer toda a leitura em uma semana e se ler de novo, vai ser por engano. Se eu recomendo? Talvez. Eu consigo entender outra pessoa gostar desse livro, porém para mim não teve nada demais.
⭐️⭐️⭐️⭐️ – Esse é um ótimo livro, eu gostei muito de ler. Muito mesmo. E eu recomendo a leitura. Porém, faltou alguma coisa que me deixasse nas nuvens. Não percebi aquele gostinho de quero mais, não fiquei obcecada por ele. Mesmo assim, foi ótimo.
⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ – Esse aqui eu não conseguia parar de ler. A autora acertou em cheio, os personagens foram muito bem desenvolvidos, a história foi instigante, eu ri, eu chorei, eu terminei e quis ler de novo. Esse aqui não só recomendo como provavelmente vou te forçar a ler.
Como Avalio Meus Livros
A maioria dos livros que eu leio acabam avaliados com 3 ou 4 estrelas. Isso porque eu abandono algumas leituras e não costumo avaliar os livros que eu abandono. Como eu disse, um livro que eu avaliei com 3 estrelas é um bom livro, só não é ótimo. E com 4 estrelas é um ótimo livro, só não me atingiu de uma forma mais pessoal.
Normalmente, os livros que eu avalio com 2 estrelas são aqueles que me enganam. Começou bem mas foi ficando chato. Ou eu achei que tinha tabnto potencial mas durante a história o autor levou pra um lado que me irritou muito. Aí eu deixo com duas estrelas.
E se eu avaliei o livro com uma estrela, meus amigos, vou ser sincera: eu li na força do ódio. Mesmo. Ou por conta de alguma parceria eu precisei terminar a leitura (o que eu tenho tido muita sorte e não aconteceu ainda), ou então porque eu quis ter certeza que era a m*rda que era mesmo. E eu me considero alguém que tenta entender o lado do outro, então fujam dos meus livros avaliados com uma estrela. É muito difícil eu avaliar com uma estrela só, até mais do que avaliar com 5. Para receber uma estrela, o livro deve fazer por merecer. Em resumo, é assim que eu avalio minhas leituras.
Como você avalia seus livros? Você é mais técnico do que eu? Segue algum método específico? Deixe nos comentários.
Siga-me por aí: