Nós acabamos de passar por uma época do ano bem tensa para o criador de conteúdo literário: a seleção de parceiros das editoras. Tem muita gente criando conteúdo literário bom na internet mas que nunca é selecionado. E isso desanima bastante, principalmente quando parece que vários perfis selecionados não tem postado sobre livros, ou então não respondem ninguém. Eu tive parcerias com várias editoras e algumas com autores nacionais também, mas atualmente não tenho nenhuma. Porém, essa experiência me ensinou muito e quero usar esse espaço para compartilhar com vocês. Assim, aqui vão algumas dicas para parcerias com editoras e autores também.
Sobre A Seleção de Editoras
No começo do ano, soltei um post no instagram que perguntava se você, criador de conteúdo, também selecionava as editoras para as quais se inscrevia. Principalmente se você está no começo, é natural que você queira se inscrever para todas as editoras possíveis. Porém, antes disso, você parou para pensar se a editora tem seu perfil? No meio literário, é natural que você acabe lendo um gênero literário mais do que outros. Logo, seus seguidores provavelmente tem um gosto parecido com o seu. Se você lê muito suspense, talvez uma editora que foce em publicações de romance ou livros YA não seja a melhor parceria para você.
Esqueça os livros de graça. Uma parceria é mais que isso. Uma parceria é você ter acesso a livros que você não teria de outra forma e por isso poder mostrar para seus seguidores. E mesmo sem nenhuma parceria, você pode fazer isso. Às vezes é até melhor não ter parcerias e dessa forma ser livre para ler o que te interessa e poder compartilhar suas avaliações dessa forma.
Sei que às vezes parece que ter uma parceria é uma validação do seu trabalho na internet. Muita gente procura esse reconhecimento e embora seja natural, muitas vezes esse reconhecimento vem de outra forma. Então, coloque na cabeça que o objetivo final de se ter um perfil literário na internet não deve ser parceria com editora. Por isso, preste atenção nessas dicas para parcerias.
Sobre As Parcerias Atuais
Vou inclusive jogar uma polêmica aqui. Não gosto do formato de parcerias com editoras que é comum aqui no Brasil. Basicamente, ser parceiro de uma editora no Brasil quer dizer receber o livro da editora e ter um prazo x para publicar nas suas redes sociais sobre a leitura. E deixa eu ser sincera: isso para as editoras é muito fácil. Na verdade, é pagar muito pouco para uma publicidade. Porque a editora não gasta quase nada enviando os livros para os criadores de conteúdo, mas se fosse contratar o serviço, ia gastar muito mais. E muitas vezes o social media da editora sequer se dá ao trabalho de republicar o trabalho do criador de conteúdo, o que devia ser o mínimo.
Enfim, a maioria das parcerias com editoras não são parcerias. Pelo preço de um livro, a editora ganha a publicidade e não faz nada para ajudar o criador de conteúdo a aumentar seu engajamento. Não são todas as editoras, mas a grande maioria delas. Algumas até tem umas estipulações absurdas, como obrigar os parceiros a publicar posts com os lançamentos do mês. O que resulta em posts engessados, muitas vezes vários perfis literários postando exatamente a mesma coisa, sem nenhum cuidado com a individualidade do perfil e do seu público.
Como Melhorar o Sistema
Como eu acho que seria melhor? Aqui vão algumas dicas para parcerias para as editoras agora, mas sinta-se à vontade para sugerir diretamente com sua editora preferida. Sinceramente, acho que as editoras deveriam disponibilizar os livros para seus parceiros antes da publicação. Envolver ainda mais os parceiros, com ações específicas para o grupo. Apoiar ações dos parceiros e seus perfis, republicando e comentando sobre as avaliações que eles fazem. Tratar o parceiro tão bem quanto influenciadores digitais que não são do meio e que são pagos para fazer publi e sequer lêem o livro para isso. Não acho que seria difícil.
Parcerias com Autores
Com os autores, eu acredito que seja um pouco diferente, mas acho muito estranho quando o autor sequer disponibiliza seu livro para os parceiros. Algumas parcerias que fiz com autores pediam para quem tivesse o Kindle Unlimited lesse o livro pelo programa, mas caso não tivesse, eles disponibilizariam o ebook. Porém, vi algumas “parcerias” que o autor queria que seus parceiros lessem seu livro por seus próprios meios, que fizessem e publicassem a avaliação e em troca, enviariam uns marcadores de página. Gente, isso é triste demais. Onde está a troca aí?
E também tem um tipo de parceria que cria um sistema de pontos e o criador de conteúdo tem que ir conseguindo esses pontos através de várias ações. Gente, se vir esse tipo de proposta, fuja. Não vale a pena.
Eu e Parcerias
Depois de todas essas dicas para parcerias, vou contar um pouco sobre meu momento atual. Eu decidi não ser mais parceira de nenhuma editora. Dá trabalho e às vezes você se vê obrigado a ler um livro que não gosta porque tem a parceria. No fim das contas, prefiro ler apenas os livros que realmente me interessam e poder largar a leitura se não estiver rolando. Meu conteúdo ficou bem maios leve depois disso, apesar de saber que existem vantagens para quem é parceiro. Mas no momento, não é o ideal para mim ou para o blog.
Você é parceiro de alguma editora? O que aprendeu durante a parceria?
Siga-me por aí: