Quem me acompanha já deve ter visto os meus posts sobre planner, planejamento pessoal e como uso o meu planner. Eu passei anos usando planner diariamente e gosto muito dessa forma de organização. Apesar de em alguns anos ter usado mais de um planner, na maioria das vezes eu tinha o planner da Paperview como meu planejador principal. Já fiz até posts sobre o planner da Paperview aqui no blog. Porém em 2024 eu não vou usar planner. E resolvi compartilhar minhas razões para ter tomado essa decisão aqui no blog. Afinal, foi aqui que eu sempre conversei sobre o assunto, então faz sentido que eu também conte sobre porque parei.
Porque Em 2024 Eu Não Vou Usar Planner
Uma das principais razões é porque um bom planner é um investimento. Com os preços atuais, inclusive, é um investimento. E sim, existem algumas maneiras de ter um planner por um preço muito mais em conta, inclusive você pode montar seu próprio planner. Porém, eu nunca quis montar meu próprio planner, mesmo que eu ache muito legal. Então essa não é uma opção que eu usaria.
Outro motivo é que eu não estava usando como eu usava no começo. Eu gosto muito de tudo que tenha ligação com papelaria, vocês sabem disso, e talvez essa seja a razão de eu ter continuado por tanto tempo. Afinal, mesmo quando eu não usava propriamente, ou seja, para planejar antecipadamente, ainda assim eu voltava e decorava as semanas, preenchendo o planner com os adesivos e outros materiais que eu tinha em casa. Mas eu comecei a perceber que isso não me trazia mais o prazer que me trazia no começo.
E se o planner não serve mais nem para distração ou hobby, então o planner não serve mais. Ponto final.
Pensando Em Alternativas
Pensando em tudo isso, no fim do ano passado, comecei a pesquisar alternativas ao planner tradicional. Uma delas foi o bullet journal, porém eu pensei que se não estava conseguindo me comprometer a usar um planner, talvez não iria conseguir manter um bujo. Então resolvi que a melhor opção para mim seria voltar às origens e fui atrás de uma agenda.
E muita gente acha que planner é uma agenda chique, mas eu já expliquei várias vezes a diferença entre os dois instrumentos. Não é a mesma coisa, apesar de muita gente usar da mesma maneira, o que tira as vantagens de cada um.
Eu optei pela “desagenda” da Aff The Hype, que tem a semana toda em duas páginas, o que me permite ver toda a semana de uma vez só. Acho que eu não conseguiria utilizar uma agenda que tivesse apenas um dia por folha. Eu ficaria doida, é muito tempo utilizando planners para ter esse choque.
Gostei bastante da “desagenda”, que usa do mesmo humor de todos os produtos do Aff The Hype e ainda veio com vários adicionais. O modelo ainda me permite usar os kits de adesivos que eu recebo das minhas assinaturas, por exemplo, o que é para mim uma grande vantagem.
Enfim, é por isso que em 2024 eu não vou usar planner. Minha dica é não se prender a um único método de planejamento e mudar quando precisar. Afinal, tem que existir propósito ao se planejar, não é mesmo?
Siga-me por aí: