Eu não gosto de usar o termo bookstan para me referir ao criador de conteúdo literário na internet, porém sei que o post vai ficar mais fácil de encontrar assim. E como quero muito que esse post chegue à quem realmente estiver interessado em crescer nessa área da internet, resolvi utilizá-lo. Por isso, esse é um guia para bookstans iniciantes. Nele, pretendo dar dicas úteis de quem já tem anos de experiência nessa área. Se você sentir que te ajudou, por favor, deixe nos comentários. Vou ficar muito feliz em ver que foi útil para alguém.
Primeiramente, como já disse, bookstan é um dos vários nomes que se dá para criador de conteúdo literário. Outros termos bastante conhecidos são booktuber para quem faz vídeos no Youtube; bookstagrammer para quem tem o perfil no Instagram; e booktoker, para aqueles que tem perfis no TikTok. Bookstan também pode ser qualquer apaixonado por livros que defende a leitura. Quem tem blog literário… acho que nunca pegou um nome próprio. Não acho que bookblogger seja comum, por exemplo. Então, eu me considero uma blogueira literária mesmo, ainda que meu blog também traga outros assuntos.
A verdade é que sempre tem gente chegando nas bookredes para criar conteúdo, o que é muito bom. Afinal, nós temos que estar sempre renovando e nada melhor para isso do que conhecer gente nova. E quando a gente fala em algo tão abrangente como a literatura, sempre vai ter espaço para todo mundo. Não acho que ninguém vem para substituir, mas sim para agregar algo novo. Porém, esse tipo de criação de conteúdo dá um trabalho especial. Ainda mais do que isso, exige uma série de cuidados que talvez outros cantos da internet não precisem. Por isso, se você está chegando agora, esse post tem a função não de te assustar, mas te dar um norte. São algumas sugestões para ajudar quem está começando. Vamos ao guia para bookstans iniciantes?
1. Leia todos os livros que decidir postar sobre ou seja claro nos motivos do porque não leu
Essa aqui devia ser bem básica, porém a gente viu algumas semanas atrás que teve criador de conteúdo fazendo o contrário. Pior que isso, era uma pessoa contratada pela própria editora que repostou ainda o vídeo, ou seja, assinou embaixo. Mas nós não vamos fazer isso, não é? Por isso, sempre leia os livros sobre os quais vai escrever sobre. Se por algum motivo não deu, a leitura estava parada demais ou qualquer outra coisa, não poste ou então faça um post sobre o porquê não conseguiu concluir a leitura. Às vezes esse tipo de post é ainda mais interessante para o seu seguidor do que uma resenha inteira.
2. Seja honesto em suas opiniões
Nada de mentir quando for escrever sobre o livro que leu. Isso é difícil no começo, ou quando você escrever para uma parceria, porém é fundamental. Toda vez que você escreve sobre um livro, está recomendando ou então alertando seus seguidores. É importantíssimo que você seja sincero. Se você não souber como falar mal de um livro que não gostou, eu tenho o post certo para você.
3. Faça o máximo de esforço para que seu texto seja compreensível
Isso quer dizer tomar cuidado com a ortografia e gramática do seu texto. Ninguém tem que ter o texto perfeito ou saber todas as regras de gramática. Ainda a gente precisa lembrar que está na internet e muitas vezes existem expressões ou mesmo memes que a gente pode usar para se comunicar com o seguidor. Porém, erros frequentes de ortografia e gramática podem fazer seu texto ficar ilegível. E sempre, sempre leia seu texto antes de postar. Verifique que o texto está claro, que você conseguiu passar o que queria dizer. Eu leio cada resenha na internet que acho complicado até entender de que exatamente a pessoa está falando. Não precisa ser perfeito, mas precisa ser compreensível.
4. Não marque o autor do livro na sua publicação
O ideal é que você não marque de jeito nenhum porque o autor não tem que ler a resenha do próprio livro. Porém, se for marcar, tente não marcar quando a resenha for ruim, pelo menos. Alguns dos ARCs (cópias adiantadas para leitores) que eu pego pedem para que a gente marque o autor quando publica algo sobre o livro dele e aí marco… Entretanto, somente se for acima de três estrelas. Mas eu nunca me sinto à vontade quando preciso fazer isso. A resenha nunca é para o autor. Quando você for escrever sobre um livro, o seu público não é o escritor, mas sim outros leitores.
5. Interaja sempre com outros criadores de conteúdo e com seus seguidores
Aqui na internet, somos uma comunidade. Então não entre numa competição com os outros não. Interaja bastante, tente encontrar pessoas que leiam o mesmo tipo de livro que você para conversar. Eu tento sempre comentar, curtir e compartilhar posts de outros criadores no meu perfil. E sem pedir nada em troca, apenas para dar uma força pros amigos que trabalham com isso.
6. Fuja de comprar seguidor ou de grupos de comentários
Por isso achei importante falar sobre minha experiência nesse guia para bookstans iniciantes. Já fiz parte de um grupo de comentários e me arrependo amargamente. Sim, minhas postagens passaram a ter mais comentários, mas era nítido que quem comentava estava cumprindo uma obrigação. Fora que eu tinha que inventar comentário decente para publicações de livros que não me interessavam ou que eram mal escritos. E deixa eu ser sincera: isso não ajudou em nada no meu crescimento dentro da internet. Hoje eu vejo como é uma burrada fazer parte de grupos assim. Deixe seu crescimento acontecer de maneira orgânica, não tente forçar não. Não vale a pena. E comprar seguidor nunca cheguei nem perto, mas é uma bobagem enorme. Não vou nem justificar essa minha afirmação.
7. Não mande na DM dos outros sua publicação ou pedidos de seguidas ou curtidas
Isso daqui só irrita. Muitas vezes o que você consegue é tomar o block da pessoa e com razão. O tanto de gente que nem me segue e manda DM pedindo curtida é absurdo. Uma publicação ou outra que você tem certeza que a pessoa vá gostar (se vocês se seguirem mutualmente ou pelo menos já tiverem conversado) talvez é possível. Outra coisa: não siga só para a outra pessoa seguir de volta e depois deixe de seguir. Esse é o principal motivo pelo qual muita gente (como eu) para de seguir de volta. Hoje eu sigo quem eu quero, sem nenhuma pretensão de ganhar mais um seguidor ou não. Sei que muitos seguidores meus novos só duram 2 ou 3 dias, pois deixam de me seguir quando eu não os sigo de volta. Mas eu prefiro assim. Agora eu sigo quem realmente me interessa.
8. Parceria não é seu objetivo final
Sim, quando somos selecionados para uma parceria, parece que é uma validação do nosso trabalho. Porém a parceria nunca deve ser seu objetivo final quando você tem um perfil literário. É legal se você acompanha e gosta dos livros que a editora publica, mas também traz vários deveres para você. Eu já falei bastante sobre o assunto nesse post aqui. E tem um ainda mais antigo aqui.
De novo, eu espero ter ajudado alguém. Se uma única pessoa achar esse guia para bookstans iniciantes útil eu já ganhei meu dia.
Siga-me por aí:
Twitter | Facebook | Instagram