Pode parecer uma pergunta simples, mas nem sempre a resposta é algo direto e certeiro no estilo “na livraria, ué?”. Pelo menos, no meu caso, eu tenho uma resposta um pouco mais complexa para a pergunta. E decidi escrever aqui para todo mundo ler e quem sabe trocar algumas idéias?
Bom, eu compro livros…
1. Na livraria física: apesar de no meu caso, essa ser mais uma exceção do que a regra. Até alguns meses atrás, a cidade onde eu moro só tinha uma grande livraria, uma Livraria Curitiba (que já foi Livraria Porto, mas depois mudou de nome). E sinceramente, a única vantagem de ir até lá e comprar os livros era que você já saía com eles nas mãos. Mas não tinha vantagem nenhuma em relação à preços e muito menos à variedade. Agora, nós também temos uma Livraria Saraiva, e eu fiquei muito feliz quando ela abriu. Não é muito grande, mas já é uma opção.
2. Na www.saraiva.com.br: Um dos motivos pelos quais eu fiquei tão feliz com a chegada da livraria física da Saraiva aqui na minha cidade é que eu já sou cliente de anos da loja virtual deles, então já participo do programa de acumular pontos e tudo o mais. A loja virtual da Saraiva tem uma boa variedade e promoções legais, volta e meia o frete é grátis e se não for e você tiver uma livraria Saraiva na sua cidade, você pode comprar para ir buscar lá e não paga o frete. Bem legal mesmo.
3. No www.bookdepository.co.uk: Se você lê em inglês e tem conta no Paypal, o Book Depository é uma ótima pedida. Todos os preços do site (em dólares) já tem o frete incluso para o mundo inteiro, então você não tem surpresas desagradáveis no carrinho de compras. Eles também tem um acervo enorme de livros e várias promoções. Às vezes, sai mais barato comprar a versão paperback do livro em inglês do que comprar a edição brasileira. Tá, paperback nem sempre é a edição mais durável dos livros, mas eu não me importo tanto, e se você puder pagar um pouco mais, eles também tem as edições hardback (capa dura). Outra coisa legal de comprar lá são as graphic novels, já que muitas vezes elas nem vem pro Brasil. Já tive livros que chegaram em duas semanas e já tive livros que demoraram três meses para chegar (foi uma vez só isso), mas a maioria chega em no máximo um mês. Nunca deixei de receber livro nenhum. E não precisa se preocupar em ser taxado: livros são isentos.
4. No www.submarino.com.br: Só compro no Submarino quando tem promoções de coleção inteira. Sai muito mais barato, e graças a esse site, tenho a coleção completa de Senhor dos Anéis e os quatro primeiros livros de Academia de Vampiros, além da trilogia Feios. Mas já tive problemas com a entrega deles, então penso muito se vale a pena comprar lá.
5. Na www.amazon.com.br: Porque com o Kindle, tenho a grande vantagem de poder comprar os ebooks na Amazon e ler em qualquer lugar. Ebook não é tão mais barato como eu achei que iria ser, mas a Amazon tem promoção toda semana de livros a R$ 9,90 (Extraordinário, mesmo, eu comprei na promoção da semana), e são livros bons, então acaba valendo a pena. Fora que é ótimo poder comprar livros que acabaram de ser lançados e plim, dois segundos depois eles já estão ali no seu Kindle, prontinhos para serem lidos.
Claro, fiz esse post baseada nas minhas experiências pessoais de compras de livros, e nenhuma das empresas acima tem algum contato comigo. Assim, pode ser que elas não funcionem bem com você. Uma dica é nunca fazer uma grande compra num lugar que você nunca comprou antes: pode ser que a entrega do Submarino na sua região seja mais eficiente do que é na minha, por exemplo. Mas, no geral, ouço boas referências das que estão aqui.
Também compro bastante na Bookdepository. Só compro livros em portugues no submarino quando a promoção é muito boa mesmo, porque me acostumei a ler os livros em inglês e me sinto estranha lendo em portugues heheh. E a submarino as vezes tem algumas coisas interessantes na seção de livros importados. Adorei o blog, bjs
Sei bem como é a sensação de achar estranho ler em português depois que a gente acostuma a ler em inglês… hehehehe E o Bookdepository é um dos melhores sites para comprar livros de fora, com certeza.
Fico feliz que tenha gostado do blog, volte e comente sempre!
Bjos
[…] há alguns anos pelo Book Depository (se você ainda não conhece o site, falo um pouco sobre ele nesse post) principalmente porque eu amei a […]
Olá!
Na minha cidade só tem uma livraria, e meu Deus, os preços são astronômicos e poucas variedades… Eu compro em sebos também… Não me importo se o livro é usado, desde que seja bem conservado… Nunca comprei na Saraiva e comprava na Submarino, até conhecer a Amazon e pirar! Eu já visitei o site Book Depository, mas nunca comprei nada… As edições que vi lá eram todas maravilhosas!
Beijos,
http://tordodemorango.blogspot.com.br/
Eu hoje prefiro a Amazon, tanto para ebooks quanto para livros físicos, mas a Saraiva continua sendo uma ótima opção. O problema do Book Depository agora é o valor do dólar, que acaba com todas as vantangens…
Beijos