28
04
2024

Livro Hot Não É Livro Erótico – Eis o Porquê

Enrolei um pouco para trazer esse post aqui pro blog, principamente porque é uma polêmica. Volta e meia eu tenho que justificar ou até discutir com gente na internet sobre o assunto. E sem surpresa nenhuma, a maioria dessas pessoas são homens. Aqui no blog, você encontra vários posts sobre o assunto. Como vocês sabem, o gênero que mais leio é romance. Mais do que isso, leio muitos romances que tem cenas de sexo entre o casal principal. Dentro do meio dos romances, é muito comum chamar esse tipo de livro de hot. Porém, para quem não tem conhecimento da área, esse tipo de livro acaba sendo categorizado como erótico. E embora em muitos sites da internet, como a Amazon ou a rede social Storygraph, a única classificação seria romance ou erótico, isso está errado. E por isso vou explicar porque livro hot não é erótico.

Foto de Natalia Y. na Unsplash

Quando Começou

Acredito que a divisão entre o que seria erótico e o que seria hot (ou smut, um sinônimo em inglês) começou nas fanfics. Ali, onde a criatividade rolava solta entre os fãs, obviamente algumas histórias passaram a ser um pouco mais apimentadas. Lógico, chegamos a um ponto onde algumas fanfics eram só sobre sexo e outras, apesar de ter cenas de sexo no meio, continuavam a contar uma história.

Por isso, acabaram-se criando várias divisões dentro das classificações de fanfic, com novas categorias para se indicar exatamente o que acontecia naquela história. A palavra smut, que no dicionário é definida como obscenidade ou sujeira mesmo, acabou sendo adotada para indicar histórias com sexo nelas.

Ao passar essas classificações para os livros, em português, a comunidade (em sua grande maioria, mulheres) começou a utilizar o termo hot para identificar livros com a descrição de cenas íntimas entre os personagens. Porém, nesses livros o sexo não é o principal, e sim apenas um dos elementos. Num livro hot, o sexo não é o objetivo final e sim uma forma de contar a história, demonstrando a intimidade entre seus personagens.

A Diferença Porque Livro Hot Não É Erótico

A partir dessa afirmação, a gente consegue entender melhor a diferença entre livro hot e erótico. Num livro hot, você pode tirar as cenas de sexo e ainda vai ter toda a história, inclusive o desenvolvimento dos personagens e seu enredo. Porém, ao se ler um livro erótico, isso se perde. Porque num livro erótico a história é contada de maneira a atingir o ápice (sim, eu escrevi isso): a relação sexual.

Além disso, é impressionante como essas cenas íntimas tomam grande parte do livro em si. Não dá para tirar as cenas de sexo de um livro erótico, pois quase nada sobra. Já num livro hot, é possível se você quiser até pular essas partes.

E o Que Isso Muda?

E essa categorização mais minuciosa tem uma importância grande no sentido de esclarecer para quem vai ler sobre o conteúdo do livro. Dessa forma, é possível se controlar as expectativas sem de repente ter surpresas durante a leitura.

Eu já li tanto livro hot quanto erótico. Não sou fã de livros eróticos não: na maioria das vezes, perco o interesse no começo da leitura. Eu preciso de uma boa história, de me conectar com os personagens. Mais do que tudo, estou ali para me aventurar na vida de outras pessoas e escapar um pouco da minha própria. Porém, quando as cenas íntimas são muitas, eu começo a me entediar.

E é por isso que livro hot não é livro erótico. Espero ter explicado bem e não deixado nenhuma dúvida. Mas, qualquer coisa, é só me perguntar.

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments