Um dos temas do grupo Blogueiros Geeks desse mês me chamou muito a atenção: falar sobre o melhor livro que você leu por causa da escola. Todo mundo sabe que as leituras obrigatórias para as aulas de literatura eram, em sua maioria, muito, mas muito chatas. Todo mundo lia só por obrigação, isso quando lia ainda e não simplesmente lia um resumo. Só o fato de saber que a gente tinha que ler e que ainda por cima ia ter que fazer uma prova ou um trabalho sobre a leitura já era o suficiente para pegar o livro com a ideia fixa de que seria uma leitura horrível.
Eu tive que ler alguns livros muito chatos para a escola, mas como desde que me entendo por gente amo livrarias e bibliotecas, nunca foi um sacrifício muito grande. Porém, uma das leituras que eu tive que fazer porque a professora pediu, se eu não me engano na sétima ou oitava série, acabou me marcando de uma forma muito positiva. Eu já falei sobre esse livro aqui no blog, no post sobre livros infantis que valem a pena ler e reler: é o “Ei, tem alguém aí?!”, do Jostein Gaarder.
O livro conta, de uma forma bem lúdica, a história de Joakim, um menino de oito anos que vai ganhar um irmãozinho. Ele tem que ficar em casa esperando por sua tia enquanto seus pais vão para o hospital. É nesse tempo que ele vê, pendurado numa árvore no seu quintal, Mika, um menino muito estranho que aparentemente vem de outro planeta. Eles então passam 24h juntos, e nesse tempo Joakim descobre muitas coisas estranhas sobre seu novo amigo.
Uma das coisas que mais me marcou enquanto eu estava lendo esse livro é como Mika, a cada boa pergunta que Joakim lhe faz, faz uma reverência. Isso porque, segundo Mika, são para as boas perguntas que devemos nos curvar, já que são elas que nos abrem novos caminhos. Lembro que achei isso simplesmente sensacional.
Mika é obviamente uma ajuda para que Joakim possa entender e aceitar melhor a ideia de uma pessoa nova na família, e as metáforas durante o livro são simples e diretas, já que foi um livro direcionado para crianças. Mas é isso que faz desse livro uma leitura tão singular: na inocência, são tocados em assuntos complicados, mas que dessa forma passam a parecer muito mais simples.
Um livrinho curto, que talvez eu nunca fosse ler se não fosse pela escola, mas que acabou me marcando muito e que eu sempre vou lembrar com carinho.
Siga-me por aí:
Me lembro que do 5° ano pata o 6° um dos melhores professores passou uma série do Pedro Bandeira, os Karas, e essa foi uma das melhores que eu já li.
Os Karas marcaram minha época de escola também!
Eu já li esse livro e adorei.
Mas, confesso que nenhum livro que a faculdade me obrigou a ler eu gostei kkk
Adorei o blog.
Beijinhos ❤
http://www.alecanofre.com/
https://www.youtube.com/alecanofremakeup/
Que bom, o livro é uma graça mesmo!
Ah que graça! Não conheço este livro, mas tem alguns momentos que marcam a gente né?
Sim, tem mesmo!
Que legal!! Adorei! Eu tenho um livro que me marcou que foi o “o menino que caiu no buraco” é pequeno também, mas que tem uma história incrível! Adorei o post, beijão ♥
http://sorrisosnooutono.blogspot.com.br/
Não conheço esse…
Ai que liiiindo, tô apaixonada❤ Espero um dia conseguir ler esse livro, fiquei muito curiosa para ler!
http://www.gauchice.blogspot.com
Tomara que consiga mesmo!
Foi a partir de um livro indicado pela escola que eu passei a amar a literatura. Chama-se Marina, do autor Carlos Ruiz Zafon, e é sem dúvidas o melhor livro que já li.
http://www.aconteceucomagente.wordpress.com
Quero ler Marina faz tempo já, parece muito bom!
Que sinopse mais fofa *_* seres de outro planeta, amo!
A capa do livro também é uma fofura e eu fiquei com muita vontade de ler e me perguntando porque nunca me mandaram ler esse livro na escoa o.O
Beijos.
Sim, é bem fofo! 😀
Nossa que fofura! Não li esse livro, mas a sua lembrança me fez recordar do livro que li pra escola e que me marcou bastante também que é A Droga da Obediência, do Pedro Bandeira. Eita nostalgia boa! Beijos.
Pedro Bandeira é ótimo também!
tem uma livro chamado, a formiguinha e a neve, esse me marcou muito na escola, lembro que eu ia todo dia na biblioteca ler esse livro..
Não conheço, mas parece bonitinho!
N conheço este livro não rs mas pela resenha parece ser legal
É bem legal!
Nunca tinha visto esse livro, mas tem bem cara daqueles que nos fazem entrar no mundo da leitura ♥
Sim, é mesmo!
Oii, o melhor livro que li na escola foi “Para tão longo amor”, super recomendo!!
Beijos,
Natália.
http://www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br
Oi, não me lembro de ter lido esse… Beijos!
Acho que já li esse livro! O livro que me marcou muito na escola foi A Marca de Uma Lágrima e o Não Se Esqueçam da Rosa, nuca mais eu esqueci!
Amo A Marca de Uma Lágrima!
Eu nunca li esse livro, mas lembro que na época da escola eu li um livro do Pedro Bandeira, não lembro o nome, mas lembro que gostei muito!!!
Beijos
http://www.senhoritamarmelada.com/
Gosto bastante de Pedro Bandeira também!
Que linda historia. Ler também nunca foi um problema pra mim, ja que eu era, e ainda sou, um ratinho de biblioteca, mas um dos livros mais legais que eu li recomendados pela escola, foi A Marca de um Lágrima. Acho que me marcou muito, pois me vi na personagem principal, retratou o momento que eu estava vivendo e me ajudou a superar algumas coisas.
Bjinhos
Uma Geek Descolada
Ah, A Marca de uma Lágrima é um dos meus xodós, ele apareceu por aqui num dos posts passados! <3
Oie, tudo bem? Que livro mais amorzinho, com certeza uma excelente leitura. Meu amor por literatura também vem do colégio. Nós tínhamos que ler diversos títulos e depois fazer resenha, e isso acabou virando um hábito. Uma coleção que me dá muita saudade são os livros da coleção Vagalume, você conhece? Vale a pena! Beijos, Érika ^^
Conheço os livros da Vagalume sim, também tenho saudades! 🙂
não conhecia esse livro,
mas parece ser fantástico!
um amor, ♥
vou procurar pra ler, adoro livros com uma jeitinho mais lúdico, *–*
Então você deve gostar desse sim! 😀