Eu amo romances históricos, mas uma das grandes dificuldades quando falamos deles é que é muito fácil para o autor cair na velha receita de bolo e não trazer nada de inovador em sua história. Ou ainda, é comum a protagonista acabar totalmente sem graça, sem atitude e se colocar a culpa na sociedade em que ela vivia.
Por isso, quando leio esse tipo de romance histórico, uma das características que mais valorizo é justamente o desenvolvimento da personagem principal. Na grande maioria das vezes (só não digo todas porque existem raras exceções) a personagem feminina está à procura de um marido ou está lutando contra isso, pois na época em que a maioria dos romances se passa (normalmente séculos XVIII ou XIX) uma mulher solteira não tinha chances nenhuma na sociedade. Se essa protagonista não for bem desenvolvida, ficará apenas uma mulher correndo atrás de homem e sinceramente, não tenho paciência para isso.
Mas não temam. Por já ter lido uma quantidade considerável desse tipo de romance, aí vão algumas dicas de livros:
Tessa Dare
Tessa Dare é uma das minhas autoras preferidas e seus livros da série Spindle Cove estão sendo lançados no Brasil pela Editora Gutenberg, em edições lindas. O interessante dos livros dela, principalmente da série Spindle Cove, é que suas personagens são feministas. Ou seja, nenhuma delas vai aceitar as limitações que a sociedade lhes coloca.
O meu preferido dessa série é “Uma Semana Para Se Perder”, que é o segundo. Ri muito da Minerva e do Colin, são um dos casais mais engraçados e interessantes que já li.
Sarah MacLean
Eu já fiz vários posts sobre os livros da autora aqui, mas é sempre bom lembrar que a Editora Gutenberg também está lançando os livros da série O Clube dos Canalhas aqui no Brasil.
O meu preferido dessa série é o último, que ainda não tem edição em português. Mas gosto muito do segundo também, “Entre a Culpa e o Desejo”, e assim como fiz com Spindle Cove, estou montando essa coleção em português também.
Sherry Thomas
Infelizmente, essa autora ainda não tem seus livros publicados no Brasil (pelo menos, procurei e não os encontrei) então acabei lendo seus livros através de e-book. Eles foram publicados em Portugal, porém, então se alguém quiser se aventurar, essa opção existe. Eu li em inglês mesmo, porque estou bem acostumada já.
Uma das características mais interessantes dessa autora é que os livros que eu li dela se passavam um pouco mais tarde que a maioria dos romances históricos se passa. Sherry Thomas se aventura um pouco mais para o final do século XIX e começo do século XX, então temos menções a trens a vapor e energia elétrica, por exemplo.
Achei as personagens bem desenvolvidas e que a maneira de se lidar com alguns assuntos já explorados em outros romances um pouco diferente, o que é ótimo. Meu livro preferido da autora, Ravishing the Heiress, conta a história de um casal que já está casado a anos, mas como foi um casamento de conveniência, os dois concordaram em viver como amigos.
Lógico, a Millie, personagem principal, é apaixonada pelo marido desde sempre, mas ela percebeu que ele estava apaixonado por outra e como os dois foram meio que obrigados a se casarem por força de suas famílias e responsabilidades, ela propôs essa saída.
O interessante é o cuidado que a autora tem ao desenvolver a história dos dois, como aos poucos a relação entre eles vai mudando, como vão amadurecendo como pessoas e como o marido, Fitzhugh, percebe como as paixões de sua adolescência não necessariamente são algo para se durar a vida inteira.
Detalhe interessante: as mulheres da história não são colocadas umas contra as outras. Pelo contrário, o primeiro amor de Fitzhugh acaba ganhando o seu próprio final (mesmo que disso eu não tenha gostado tanto, mas é em outro livro, então…).
Julia Quinn
Essa autora tem até um post só para ela aqui no blog, então meio que dispensa apresentações, mas só para lembrar que seus livros da série Brigertons estão sendo publicados no Brasil pela Editora Arqueiro e eles são ótimos.
Essas são algumas dicas de autoras de romances históricos que valem a pena. Existem outras que também fazem sucesso por aqui mas as minhas preferidas são essas. Vocês gostam desse tipo de livro? Costumam ler? Tem alguma sugestão?
Siga o blog nas redes socias:
Ótimas indicações! Realmente, romances históricos são legais mas dependendo do desenvolvimento sempre cai nessa de uma mulher procurando um marido. Gostei que você trouxe livros e autores diferentes!
Beijos, Vickawaii
http://finding-neverland.zip.net
Sim, muitos autores me deixam frustrada com seus personagens. Dá para explorar tanta coisa num romance histórico, porque cair na mesma historinha sempre?
Beijos
Que post lindo! Eu AMO romances históricos e faço das suas palavras minhas, é realmente difícil encontrar autores que consigam criar e desenvolver personagens tão bem, principalmente as femininas. Eu sou fã da Julia Quinn e tenho todos os livros d’Os Bridgertons aqui, meus xodós <3 Não conhecia as outras, mas com certeza irei atrás 🙂
Obrigada pelas indicações.
Beijo
Leia Tessa Dare, acho que é minha autora de romances históricos preferida atualmente. Mas os Brigertons são só amor também, comecei a ler e quando vi tinha lido todos, a Julia Quinn é ótima!
Beijos
Adorei o post e adorei o blog! Muito lindo e bem escrito.
Beijos,
Luana Agra – Blog Sector 12 – http://sector-12.blogspot.com.br/
Obrigada!
Oi,
Eu adoro históricos e ainda preciso ler os da Tessa, Sarah e Julia.
Eu li um da Candace Camp e adorei, porque era bem divertido.
Mas, concordo com você, tem autora que acaba estragando tudo e justamente perto do fim.
Obrigada pelas dicas.
tenha um ótimo final de semana =D
Nana – Obsession Valley
Ainda não li nada da Candace Camp, mas já li várias resenhas positivas sobre a autora. Quem sabe?
Beijos
Ainda não li nenhuma destas obras, mas já escutei muito falar de Julia Quinn! E essa vontade de me encantas pelos romances históricos e me perder no tempo ao lê-los? 😀
Beijos, Min
Leia, se você gosta do gênero com certeza vai gostar desses livros! 😀
Beijos
[…] amor por romances históricos não deve ser novidade para ninguém, afinal, vivo dando dicas de livros por aqui. Mas O Refúgio do Marquês encontrei quase por acaso, no Kindle Unlimited. A sinopse me pareceu […]
[…] romances da Tessa Dare são de tirar o fôlego e entre esses da série Spindle Cove, o meu preferido é Uma […]
[…] já contei para vocês como eu amo os livros da Tessa Dare. Ela é uma das escritoras de romance de época que eu mais leio. A série Spindle Cove é uma das […]