Uma das primeiras coisas que me chamaram a atenção em Tash e Tolstói foi a capa do livro. A ilustração e a combinação de cores são bem diferentes do convencional. Quando a Ed. Seguinte começou a divulgar a história, o livro logo entrou para a minha lista. Isso porque a personagem principal, Tash, se identifica como assexual. E são poucas as obras literárias que se dispõe a retratar um personagem abertamente assexual. Aliás, existe muito tabu em cima da assexualidade, inclusive pessoas que negam a sua existência. E a representatividade é algo muito importante, por isso quis ler mais sobre Tash.
Título Original: Tash Hearts Tolstoi
Autor: Kathryn Ormsbee
Editora: Seguinte
Páginas: 376
Adicione: Skoob | Goodreads
A História de Tash e Tolstói
Tash tem um canal no Youtube. Ela está produzindo uma websérie chamada Famílias Infelizes, uma adaptação contemporânea de Anna Kariênina, de Liev Tolstói. Se você ainda não conhece, a produtora Pemberley Digital ficou conhecida na internet ao lançar “The Lizzie Bennet Diaries“. A ideia é bem parecida. De uma hora para outra, a websérie de Tash viraliza após uma vlogueira famosa citar a websérie.
A partir daí, Tash tem a difícil tarefa de continuar produzindo sua websérie e lidar com essa fama. Além disso, sua vida familiar está virando ao avesso. Sua irmã mais velha está indo para a faculdade e uma novidade de seus pais vai abalar as estruturas familiares.
Além disso, o fato de que seu canal de repente tem muito mais inscritos e visualizações traz mudanças em relação à sua equipe, em especial seus melhores amigos e vizinhos, Jack e Paul. Tash deverá então administrar sua vida pessoal, a profissional e tomar importantes decisões acerca de seu futuro.
Conhecendo Tash e Sua História
Relacionamentos são complicados por si só. No caso de Tash, há ainda mais um fator a ser considerado. Tash se identifica como assexual heterromântica. Isso quer dizer que ela não sente atração sexual por outras pessoas apesar de se sentir romanticamente atraída por membros do sexo oposto. E por ser uma sexualidade que não é discutida e não tem tanto espaço na mídia, Tash acaba causando um certo incômodo em quem não quer entender. E infelizmente, sofre por isso.
Eu gostei bastante da história. Achei que os personagens foram bem construídos e que as tramas foram bem desenvolvidas. A leitura flui fácil e envolve, o que faz com que seja uma leitura rápida. Porém, fiquei um pouco frustrada com a abordagem superficial do tema. Mas ao mesmo tempo entendo que a intenção da autora era criar uma personagem assexual que não fosse definida por sua assexualidade. Só que, já que é uma característica da personagem, por que não aproveitar para trazer a discussão à tona de forma mais profunda?
Também acho que outras sexualidades poderiam ter sido mencionadas no livro, o que quase não acontece. No fim, é uma boa história e um diferencial importante na sua personagem principal, mas que tinha potencial que não foi bem aproveitado.
Siga-me por aí:
Twitter | Facebook | Instagram
Mari, vir ao seu blog é sinônimo de encontrar postagens de nível e de muito bom gosto! Adoro suas escolhas para leitura. Muito interessante o mote, muito interessante o trecho que você fala como a personagem se identifica… Inteligente quando autores colocam como as personagens se vêem ou se apresentam. Vou anotar aqui esse título porque fiquei um pouco curioso. Obrigado pela contribuição literária e pela excelente resenha – como sempre!
Que bom que gostou, fico super feliz.
Olá, tudo bem? Nossa, parece ser uma obra muito interessante, principalmente pelo fato de abordar um tema considerado tabu. Adorei tua resenha e fiquei curiosa pra ler o livro!
Beijos,
Duas Livreiras
Leia sim, é bem legal.
Olá, tudo bom?
Nossa, eu também nunca li nada sobre assexualidade, nem com protagonistas assim… fiquei bem curiosa pra saber como será essa história! Gostei de ter youtube envolvido, dá pra identificar mais hahaha adorei suas impressões!
Beijos, Yasmim.
Blog: https://literarte.blog.br/
Canal: https://www.youtube.com/blogliterarte/videos
Foi uma leitura bem legal.
Logo quando vi a capa ja me apaixonei por ela tb. Ela tem alguma coisa nela que nos fascina, né? Adorei uma personagem assexual, nunca tinha visto e acho que a discussão é ótima sim, ja que isso é um tabu e tem que ser desconstruído. Adorei sua resenha, me fez querer ler o livro hoje hahaha
Beijos
Isa Nonemacher
Pois é, eu gostei bastante.
Poxa… estava achando a estória muito interessante, mas saber que todo o potencial desta estória não foi bem aproveitado decepciona um pouco, dado ao tema polêmico que se trata.
Mas vale a pena mesmo assim.
Olá, tudo bem?
Só com essa resenha eu ja quero muito ler o livro hahaha
Nunca li nada onde a personagem é assexual, gostei bastante da ideia desse livro pois além disso, mostra como a personagem irá lidar com a fama.
Beijos!
Eu gostei bastante.
Uma pena que a história não foi desenvolvida ao ponto que que poderia. Acontece nas melhores família. Mas de uma forma geral a leitura me pareceu positiva para vc né!?
Não é muito meu estilo de leitura mas gostei de conhecer um pouco mais desse enredo.
Leituras, vida e paixões!!!
Uma pena, mas gostei sim, apesar disso.
É uma pena que o tema não foi bem aproveitado, porque eu fiquei curiosa de ter uma personagem youtuber com uma característica tão diferente.
Beijão,
Quase Mineira
É uma pena, estava esperando mais, sabe?
Que bacana esse livro Mari, fiquei bem feliz de saber a sua opinião e é realmente bom vermos a qualidade de cada personagem e achei o máximo, quem sabe futuramente eu daria oportunidade, mas não sei ainda, tem alguns pontos que não me agradariam a ler.
Beijinhos
É uma leitura legal, Morgs.
oii tudo bem ?
eu vi esse livro varias vezes mais nunca vi a sinopse depois de ler sua resenha acabei ficando curiosa e irei procurar o livro pra comprar gostei muito da dica.
bjdd
Que bom que gostou.
Quando você disse que a personagem é assexual logo me interessei, pois acho que não li nenhum livro com personagens assim. Uma pena que o livro não aborda com profundidade. Mas mesmo assim vou anotar a dica, pois adoro expandir meu universo de leitura. Ah, também achei legal questão do canal. O interessante é que ela mostra famílias infelizes. As pessoas tão sempre tão focadas em mostrar o lado felizes de suas vidas. Bem contemporâneo essa questão.
Beijos
Olá, tudo bom? Ao começar a ler sua postagem e me deparar com a informação que Tash era assexual, eu imediatamente o coloquei na minha lista. Nunca li nenhum livro com um personagem assexual e acredito que seria uma leitura interessante, ainda mais para eu entender mais sobre o assunto. Assexualidade ainda é um tabi e muita gente acredita que não exista, como você colocou, o que faz com que essa leitura seja ainda mais importante. Gostei muito da capa, totalmente fofa (e espero que tenha sido criada a partir da história). Além disso, a premissa é muito boa e… Ler mais
A capa tem a ver sim com a história e realmente é um tema interessante que merecia ser discutido.
Olá!
Já li algumas resenhas desse livro e gostei bastante do que li, ainda mais retratando temas tão importantes que são poucos discutidos em nossa sociedade. Adorei a resenha e as fotos!
Fico feliz que tenha gostado.
Oi.
Não conhecia o livro, mas gostei da proposta do enredo. E gostei da sua resenha, só tem um ponto que discordo: eu gosto quando os autores trazem o tema sexualidade como parte da vida do personagem e prefiro quando não tomam quase o livro todo abordando a temática. Mas, como eu precisaria ler o livro para formar uma opinião completa.
Beijos.
O meu problema aqui foi que assexualidade é algo quase invisível na literatura, muita gente nem entende o que é. Não é como homossexualidade ou bissexualidade, por exemplo, que já tem uma visibilidade um pouco maior na mídia em geral. Por isso, foi uma oportunidade desperdiçada para esclarecer alguns pontos, na minha opinião. Poderia ter sido melhor.
Eu já havia ouvido falar desse livro, mas nada com muita profundidade ou detalhes, pude conhecê-lo melhor através da sua resenha. Essa capa é linda, não é? Admito que, mesmo antes sem saber nada da história, já queria lê-lo por causa da capa. Só que como a lista é grande, acabei adiando a pesquisa sobre o enredo. Mas gostei da história, fiquei curiosa. Apesar de que eu ache que um assunto sobre sexualidade tão importante e pouco visto por aí, mesmo não sendo o foco, deveria sim ser mais explorado, até mesmo para sanar a dúvida (e preconceito) de várias… Ler mais
Pois é, foi por isso que acabei ficando frustrada com a história. Era uma oportunidade para aprofundar um pouco o assunto que não foi bem utilizada.
Oi!
Achei o tema bastante interessante, nunca li algo parecido, mas fiquei beeeeemmm curiosa com a leitura! Dica anotada!
Leia sim, é uma leitura bem interessante mesmo.
Olá!
Ja tinha visto algumas resenhas sobre essa obra e lendo a sua continuo ainda não me identificando com a trama.
Não sei mas talvez seja mesmo o momento e a protagonista não me desperta a curiosidade. Porém gostei da forma como trouxe sua experiência sobre sua leitura.
Beijos!
Que bom que gostou do post!
Oi, Mari.
Ainda não tinha ouvido falar do livro, mas já quero ler pra ontem. Gostei muito da temática, pois é algo que eu e muitos outros leitores não têm muito conhecido por se tratar de um tema pouco falado.
Dica anotada! 🙂
Abraço!
É uma temática super interessante, eu recomendo.
Oi, Mari! Estou lendo esse livro atualmente e achei o começo dele mais paradinho. Não sei, parece que a história não se desenvolve… Mas vou persistir, quem sabe acabe gostando no final. Eu percebi que o tema assexualidade é negligenciado, acho que isso me desanimou um pouco.
Bjos
Lucy – Por essas páginas
Lu, achei ele um pouco parado mesmo, mas valeu a pena, mesmo assim.
Oi Mari,
Quis ler esse livro no momento do lançamento pelo mesmo motivo que você: a assexualidade de Tash. Acho que precisamos de obras que retratam essas pessoas que são tão mal representadas.
Fiquei intrigada para saber o que acontece no livro e curiosa para conhecer a trama. Vou tentar comprar logo.
Beijos
Faça isso, apesar de ter ficado um pouco frustrada, ainda assim é uma boa leitura.
Amei a capa do livro também. Super diferente e linda.
Não conhecia a obra,nem a autora. Não é o tipo de leitura que eu goste,mas amei sua resenha e o modo que explicou os fatos.
Beijos <3
Que bom que gostou.
Uma pena que a autor a não trabalhou bem o tema da assexualidade, acho que teve uma temporada de Malhação que tentou falar sobre o assunto se não me engano. Pela rua resenha achei o livro perfeito para quando querendo algo mais leve e ainda sim que nos divirta de certa maneira. Não conhecia o livro, mas leria se tivesse a oportunidade.
É uma leitura mais leve mesmo, gostei bastante. Não sabia isso da Malhação, que interessante.
Adorei sua abordagem para a diversidade na ficção, você está bem ciente de que aquele traço (a assexualidade, neste caso) não deveria definir o personagem, mas se ela não é utilizada tanto, certamente até eu ficaria um tanto decepcionado ao ler o livro.
Vou adorar ler sobre, se você trouxer mais histórias (que devem ser difíceis de encontrar) com personagens assexuados, abordados de forma natural e respeitosa.
Pois é, eu fiquei um pouco frustrada, pois acredito que o assunto ficou muito ali só por ficar, sabe? Vou procurar sim, se achar, eu vou mostrar por aqui.
Oi tudo bem? aaah que resenha incrível e que blog lindo *-*
Adorei! Parabéns
Bjs
Que bom!
Olá tudo bem? Confesso que não conhecia o livro, mas cara a resenha chamou muito minha atenção, por se tratar de uma temática diferente e por ter uma personagem assexuada. Na lista <3
Uma personagem assexual não é muito comum mesmo.
Oi Mari.
Eu não tinha dado muita bola para este livro e gostei das informações que você deixou na resenha. Principalmente sobre os personagens serem bem construídos e a leitura do livro ser rápida. Adicionei na meta de leitura e parabéns pela resenha .
Bjos
Eu acho que vale a pena, mesmo.
Oie!
Eu achei as características da história bem criativas! Não consigo me lembrar de nenhum outro personagem assexuado e trazer uma personagem assim pra esse meio de youtubers deixou tudo maia real. Curti.
Personagens assexuais são bem difíceis de achar mesmo.
Olá…fiquei curiosa para conferir também 🙂
Gostei bastante da resenha, parabéns!
Abraços
É uma leitura bem legal.
Oi Mari, tudo bem? Achei a premissa bem interessante. Acredito que livros com temática assim chamem bastante atenção dos leitores. Eu mesma nunca tinha lido nada do gênero e fiquei curiosa para saber mais sobre a construção dos personagens e como eles se desenvolvem no decorrer da história. Gostei muito da indicação. Beijos, Érika =^.^=
Sim, é uma leitura diferente, eu gostei bastante.
Nossa que interessante! Reparou como ela usou dois temas atuais, a explosão dos Youtubers e a relação da sociedade com os temas relacionados ao sexo. Eu não posso expressar uma opinião em cima desse tema tão delicado apenas por ler sua resenha, até pq eu nunca li nada desse tipo para comparar, mas confesso que despertou meu interesse e vou procurar com certeza.
Sim, é bem atual mesmo.
Nossa eu nunca li nada que aborda esse tema, achei muito interessante e sei muitoo pouco sobre isso, e fiquei muito interessada nesse livro que eu não conhecia, amei a sua resenha e realmente vou anotar para ler, porque amo livros que aborda temas assim.
Muito obrigada, um grande beijo da Jhenny
ssurrandosonhos.blogspot.com.br
É muito legal, vale a pena ler.