Na Terça Whovian dessa semana, vamos relembrar momentos em que as companions simplesmente brilharam, mostrando seu lado mais corajoso. Afinal, ser uma companion não quer dizer sempre se meter em confusões e ficar esperando que o Doctor a salve, muito pelo contrário. Muitas vezes ser companion é salvar o dia (e o Doctor) quando tudo parece perdido.
O primeiro momento é o da Rose Tyler em The Christmas Invasion. Nesse especial de Natal, a Rose acaba tendo que fazer as vezes do Doctor, que está em coma pós-regenerativo. Então ela tem que enfrentar uma raça alienígena que nunca viu antes e que está ameaçando toda a raça humana, sendo que poucas horas antes ela viu seu Doctor mudar de aparência na sua frente, logo após ter absorvido todo o Vórtex do Tempo na sua cabeça. Mas mesmo assim, ela tenta e seu discurso, embora não tenha o efeito desejado, consegue fazer com que eles ganhem um pouco mais de tempo para que o Doctor termine de se recuperar.
O segundo momento a aparecer aqui no Top 3 é da badass Martha Jones. Se tem uma palavra que define a Martha, é coragem. A mulher não só anda a Terra inteira, um planeta desolado pelo Master, para passar sua palavra de esperança. Ao chegar no fim de sua jornada, Martha é capturada e fica frente a frente com o responsável por toda a destruição do planeta. E o que ela faz? Ri da ingenuidade dele, óbvio. Afinal, Martha conseguiu o que queria: distrair o Master para que ele não desconfiasse do verdadeiro plano. Martha Jones ri na cara do perigo.
O momento escolhido para mostrar toda a coragem de Donna Noble não é um que muita gente lembra como um momento corajoso. Porém, como negar que ao enfrentar uma autoridade dentro da Proclamação das Sombras, afirmando seu valor como humana, é um momento corajoso? Ainda mais se formos lembrar da história da Donna, de como ela se acha um nada, é interessante ver que vencer as suas inseguranças pessoais pode significar ainda mais coragem.
E você, quais os seus momentos preferidos mais corajosos das companions?